Tudo sobre perturbações

Há muitas situações que impedem uma resposta adequada às perturbações. Mesmo que a base técnica para essa perturbação venha do interior da empresa.






Desde Março que se tornou um hábito, um novo vídeo em cada newsletter. Desta vez não, os vídeos já preparados só podem ser publicados depois de alguns pedidos de patente.

  Kodak: Tenho tudo, mas não me atrevo


Se olharmos para a Kodak até 1991, a Kodak deveria ser o líder do mercado mundial de câmaras digitais. Todos os pré-requisitos técnicos estavam reunidos, mas a empresa não se atreveu a começar, para não pôr em risco o seu negócio de películas químicas.

  Tesla Roadster: tecnologia existente combinada de uma nova forma


A Tesla foi fundada em 2003. Para o primeiro produto, combinaram várias tecnologias existentes de uma nova forma: A carroçaria de um carro desportivo Lotus e as células de bateria de lítio 18650 utilizadas nos computadores portáteis. É claro que foi necessário efectuar um grande número de novos desenvolvimentos, mas não desenvolver uma nova carroçaria e não desenvolver as suas próprias células de bateria foram as poupanças decisivas para poder chegar ao mercado com o Tesla Roadster com o orçamento de desenvolvimento disponível.

  Clientes existentes e reduções extremas de preços


No Outono de 1996, o Baremetal.com foi o meu primeiro fornecedor de conteúdos, ou seja, o fornecedor de serviços onde disponibilizei os meus sítios Web. Incrivelmente barato em comparação com os fornecedores austríacos e alemães da altura. Houve algumas reduções moderadas de preços, mas em 2013 a factura mensal rondava os 200 euros. Mudei para ALL-inkl.com, a minha factura anual é de 100 euros, factura anual, não mensal!

Simplesmente não era possível à Baremetal.com repercutir as reduções de preços normais do sector nos clientes existentes. Talvez tenha sido criada uma nova marca para ofertas com preços actuais. Para os clientes existentes, esperava-se simplesmente que não se apercebessem durante algum tempo que os preços já não estavam actualizados.

É esta a situação em que se encontram actualmente os fornecedores de automóveis superdesportivos com motores de combustão: esperar que continuem a existir malucos muito ricos para quem os sons dos motores de combustão valem muito dinheiro: O Bugatti Chiron de 3 milhões de euros não consegue competir com um Tesla Plaid S de 150 mil euros num sprint de 1/4 de milha.

  Efeito Osborne


Em 1981, a Osborne introduziu um computador portátil. As vendas do primeiro modelo caíram quando o segundo modelo foi anunciado demasiado cedo. O resultado foi a falência em 1983.

Para evitar este efeito Osborne, é espalhada muita desinformação sobre os carros eléctricos: as empresas de automóveis estabelecidas dependem das receitas da venda de carros a combustão para poderem financiar a mudança para carros eléctricos. Para as antigas empresas automóveis, o FUD (Medo, Incerteza, Dúvida) contra os carros eléctricos é uma parte central da capacidade de financiar a mudança para os carros eléctricos: Até conseguirem produzir milhões de automóveis eléctricos, os clientes actuais continuam a ter de comprar automóveis de combustão suficientes.

Já alguma vez teve de informar o seu banco de que o seu volume de negócios actual diminuiu, infelizmente, para metade? Normalmente, todos os empréstimos são então accionados.

  Efeito Anti Osborne: a estratégia "À espera de Godot


A estratégia Esperando por Godot: "Os carros eléctricos são apenas uma solução provisória, espere um pouco mais pelo carro a hidrogénio". O orçamento de desenvolvimento dos veículos a célula de combustível de hidrogénio é pago com o orçamento de publicidade para manter os clientes existentes. Todos os clientes existentes que acreditam nesta publicidade e que querem simplesmente deixar de comprar o carro eléctrico encomendam o seu próximo motor de combustão.

  Limitações na resposta a perturbações


Há uma série de situações que impedem uma resposta adequada a uma perturbação. Mesmo que a base técnica para essa perturbação venha de dentro da empresa. Converse com um director da Kodak sobre este assunto da próxima vez que se encontrar com um.

Todos os exemplos aqui citados referem-se a empresas que operam a nível mundial e que deveriam ter potencial suficiente, tanto em termos de capital como de gestão, para reagir adequadamente às perturbações. No caso das casas pré-fabricadas, por outro lado, 1300 empregados são suficientes para se tornar líder de mercado no mundo germanófono. Não há ambições internacionais. Na sua própria área de vendas, vendem mesmo casas que não são adequadas às possíveis alterações climáticas dos próximos 30 anos. Uma base de projecto de -12° para aquecimento é inadequada se a Corrente do Golfo falhar. Mas o facto de poder fazer muito frio no Inverno não significa que se esteja protegido do calor extremo no Verão. Veja-se as temperaturas recorde registadas na costa oeste canadiana no Verão passado. Na mesma latitude que Hamburgo, a costa oeste canadiana necessita de aquecimento até -40°. Além disso, é preciso colocar um tubo de água com 2 m de profundidade para ficar à prova de gelo. O que faz uma fundação de betão se a água se expandir por baixo dela quando congela? Todos os códigos de construção aqui são projectados para a existência contínua da Corrente do Golfo.

A sério, vendem casas que apenas se adequam ao clima actual da Europa Central. KlimaSchutzÜberlegenheitsHaus, por outro lado, significa não só contribuir ao máximo para a protecção do clima, mas também estar protegido da melhor forma possível contra as consequências das alterações climáticas.

  Mercado da electricidade completamente louco


Há muito tempo que acompanho a evolução dos preços no EEX - European Energy Exchange. Especialmente desde que foi possível aos clientes finais comprar ou vender electricidade a preços EEX. No primeiro confinamento em 2020, o futuro do mês seguinte da EEX desceu abaixo dos 4 cêntimos/kWh. Se planeia oferecer casas com um nível extremamente elevado de energia fotovoltaica, é muito importante que o preço da electricidade solar seja adequadamente elevado. É sempre interessante comparar Awattar, onde é pago pela electricidade no Month Ahead Future e para Spotty-Energie, onde se aplica o futuro horário do dia.

Em setembro, foi pouco mais de 10 centavos, em outubro, pouco mais de 11 centavos. Para Novembro, é um valor completamente louco de 19,870 cêntimos. Abaixo disso, observa-se que a média de 2020 foi de apenas 3,870 centavos. Portanto, em Novembro, 5,13 vezes a média de 2020.

Não se trata de preços sustentáveis, mas sim de uma bolha especulativa. Também não se pode argumentar com estes preços: "Vende-se 20.000 kWh de electricidade por ano a 19,870 cêntimos, são 3974 euros por ano". Se defendermos uma alimentação baseada na procura a 10 cêntimos e o autoconsumo a 20 cêntimos, é suficiente para justificar a energia fotovoltaica e os acumuladores: 20.000 x 10 cêntimos 8.000 x 20 cêntimos são ainda 3.600 euros.

Isto significa que uma argumentação realista referir-se-ia a metade do futuro do mês seguinte do EEX de Novembro de 2021.

  Subscrever o meu canal no YouTube


Em todos os anos até ao vídeo sobre a conferência em Unken, havia 97 subscritores. Desde então, e especialmente desde Março de 2021, o número de subscritores aumentou para 238. Mais do que em todos os anos anteriores. Por favor, subscreva o meu canal!
          Tudo sobre perturbações: Há muitas situações que impedem uma resposta adequada às perturbações. Mesmo que a base técnica para essa perturbação venha do interior da empresa. https://2021.pege.org/11-01/portugese.htm